![[ Ponto Final ] Macau promove competição universitária para ‘startups’ orientadas para a sustentabilidade](https://929challenge.org/wp-content/uploads/2022/05/Untitled.png)
FOTOGRAFIA EDUARDO MARTINS/ARQUIVO
Essa é a proposta do 928 Challenge, um desafio que visa construir pontes entre a China e os países de língua portuguesa. A missão do concurso passa ainda pelo desenvolvimento de ‘networking’ e colaboração entre ecossistemas de empreendedorismo das variadas regiões, nomeadamente incubadoras, aceleradoras, universidades e instituições públicas.
Gonçalo Lobo Pinheiro
goncalolobopinheiro.pontofinal@gmail.com
Está lançado o desafio. O 928 Challenge trata-se de uma competição universitária que visa construir pontes entre a China e os países de língua portuguesa através de negócios orientados para a sustentabilidade.
A ideia, apadrinhada e co-organizada pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), Universidade da Cidade de Macau, Universidade de Shenzhen e Instituto Universitário das Nações Unidas em Macau, colocará em competição nove cidades da Grande Baía na China, duas Regiões Administrativas Especiais da China e oito países de língua portuguesa, explicou a organização através de comunicado de imprensa enviado às redacções.
E como é que tudo se processa? “Os alunos participam num ‘bootcamp’ de duas semanas para obter conhecimentos sobre as oportunidades na China e em países de língua portuguesa”, explica a organização, que enfatiza que esta é a primeira competição de ‘startups’ entre estudantes da China e países de língua portuguesa com foco em sustentabilidade.
Colocar a especificidade de plataforma que é Macau em prol das oportunidades de negócio é o principal objectivo do evento, ao mesmo tempo que fomenta o desenvolvimento de jovens empreendedores com uma mentalidade global e ganhadora, pode ainda ler-se no mesmo comunicado. “Desafiamos os alunos e afiliados das universidades a criarem planos de negócios entre a China e os países de língua portuguesa através de ideias de negócio orientadas para a sustentabilidade”, escreve a organização.
O projecto 928 Challenge é uma ideia de duas pessoas: José Alves e Marco Duarte Rizzolio. Ao criarem o concurso, ambos se propõem a disseminar conhecimento sobre o ambiente de negócios da Grande Baía e dos países de língua portuguesa, bem como aprofundar as colaborações académicas entre as universidades de ambas as realidades. A missão do projecto passa ainda pelo desenvolvimento de ‘networking’ e colaboração entre ecossistemas de empreendedorismo das variadas regiões, nomeadamente incubadoras, aceleradoras, universidades e instituições públicas, identificando sempre projetos de ‘startup’ com potencial para serem implementados e apoiados por investidores de Macau, da área da Grande Baía ou dos países de língua portuguesa.
Este concurso, cujos primeiro, segundo e terceiro prémios serão de 10 mil, sete mil e cinco mil patacas, respectivamente, está a ser promovido pelo Banco Nacional Ultramarino, pela Fidelidade Seguros, pela CESL Ásia, pela CEM, pelo Millenium BCP, pelo escritório de advogados MdME e ainda pelo Banco da China.
O prazo de inscrição termina a 30 de Setembro, sendo que o ‘bootcamp’ online será realizado entre 4 e 14 de Outubro. O prazo para apresentação do plano de negócios termina a 18 de Outubro e a sessão final de ‘pitch’ ocorre entre 21 e 23 de Outubro.
O concurso universitário Business Startup Pitching terá lugar na 26.ª Feira Internacional de Comércio e Investimento de Macau (MIF, na sigla inglesa), que tem a sua presença marcada para o Cotai Expo, no Venetian.