![[ Forbes Africa Lusofona ] Universidade do Porto vence concurso de Start-ups entre países de língua portuguesa e a China](https://929challenge.org/wp-content/uploads/2022/05/928-Challenge-winners-2_750x540_acf_cropped.webp)
Uma equipa da Universidade do Porto, constituída por jovens estudantes, venceu o concurso “Start-ups 928 Challenge”, entre países de língua portuguesa e a China, realizado durante três semanas do mês de Outubro, no Fórum de Macau.
O segundo lugar foi conquistado pela Universidade Lusófona da Guiné-Bissau e o terceiro lugar por duas equipes que terminaram empatadas da Universidade Politécnica Normal de Guangdong (GPNU) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
O primeiro vencedor, segundo um comunicado de imprensa chegado à redação da FORBES, propôs o desenvolvimento de uma Vacina ProBio para a aquacultura. “Os alunos mostraram que a China produz 52% do total da aquacultura mundial que uma grande parte da produção de peixes é perdida ou desperdiçada. A solução da Universidade do Porto pode ajudar a diminuir as perdas anuais de 1,2 mil milhões de dólares na indústria da aquacultura”, lê-se no comunicado.
O segundo vencedor (Universidade Lusofona da Guiné-Bissau), propôs uma ideia para o desenvolvimento de um sistema de energia solar na remota região de Gabu, onde 94% da população e pequenos negócios não têm acesso à eletricidade. Já o terceiro classificado (Universidade Politécnica Normal de Guangdong – GPNU) apresentou como proposta um produto de Medicina Tradicional Chinesa – bombas de banho – para o mercado português com o fim de prevenir doenças cardiovasculares, baixar a tensão arterial e melhorar a circulação sanguínea.
A equipa da UERJ propôs a produção de biofertilizantes a partir dos resíduos da queima da casca de arroz da China, que é o primeiro produtor de arroz do mundo. O documento destaque ainda que o júri considerou que todos os projectos apresentados na final poderão desenvolver-se mais e incentivaram as equipas a prosseguir as suas ideias.
A competição de “start-ups 928 Challenge”, foi organizada pelo Fórum Macau, Universidade da Cidade de Macau, Universidade de Shenzhen e Universidade das Nações Unidas em Macau e contou com 89 equipas na final, onde cada uma delas apresentou propostas comerciais ligando os mercados da China e dos países de língua portuguesa.
O evento teve como objectivo desencadear o espírito empreendedor de estudantes na China e em países de língua portuguesa, criar ideias de negócios sustentáveis e fortalecer as relações comerciais transfronteiriças.
Participantes partilham experiências de negócios
O Fórum Macau permitiu cerca de 800 alunos de universidades da China e de países de língua portuguesa participar de formação online sobre o desenvolvimento económico e as oportunidades de negócios nesses países e na região da Grande Baía da China. As apresentações foram feitas por representantes de agências de promoção de investimentos de países de língua portuguesa.
As equipas da China tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente de negócios nos países de língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Por outro lado, deu-se a conhecer aos estudantes de países de língua portuguesa a região da Grande Baia da China e o seu mercado de 60 milhões de pessoas. Considerada como a maior região de produção industrial a nível global, com um mercado financeiro em crescimento, um ecossistema tecnológico dinâmico, e um centro de turismo e lazer.
Os organizadores do 928 Challenge acreditam que o apoio ao empreendedorismo é fundamental para desenvolver Macau como uma plataforma de inovação e criar os líderes de amanhã.
“O Fórum Macau desempenhou um papel vital na atração de universidades, estudantes, e oradores de países de língua portuguesa, assim como dando apoio ao longo de todo o evento, incluindo a realização das finais no Complexo do Fórum Macau”, finaliza o documento.